A crise de energia e o impacto nas empresas

As organizações empresariais brasileiras estão preparadas para enfrentar um ambiente em que o suprimento de energia, além de incerto, representa custos crescentes?

O ISITEC e a Câmara Brasil Alemanha estão apostando na capacitação dos profissionais que atuam nos campos da eficiência energética e da conservação de energia. Juntos lançam o curso de pós-graduação para formação de gestores de energia, com certificado reconhecido pela União Europeia.

A falta de investimentos no setor energético, aliada ao fato de que a matriz energética brasileira é predominante hidráulica, faz com que as empresas cada vez mais sejam obrigadas a buscar soluções visando a racionalização do consumo desse estratégico recurso com a consequente redução nos gastos com esse insumo.

Dentro desse cenário, o ISITEC – Instituto Superior de Tecnologia e Inovação, em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha, implementará o curso de pós-graduação European Energy Manager – EUREM, cujo objetivo é capacitar profissionais para que atuem como verdadeiros gestores de energia de modo a propiciar às empresas uma gestão ativa relativamente a esse que, modernamente, é entendido como um ponderável fator de produção.

De acordo com José Roberto Cardoso, Professor da Escola Politécnica da USP, “a energia, juntamente com a saúde, a água e a sustentabilidade são os quatro maiores desafios para a humanidade neste século. A gestão de seus recursos passou a ser estratégico para qualquer instituição, não apenas para garantir seu uso racional, mas também para torná-la mais competitiva. A proposta do ISITEC nesse curso dotará o participante de todas as ferramentas para encarar este desafio, que terá a participação de professores e profissionais antenados nas exigências atuais desta área. Eu recomendo”

Programa Europeu

EUREM é um treinamento padronizado de Educação Continuada, que propõe melhorar e padronizar as habilidades dos estudantes na área de melhoria da eficiência energética. O programa foi criado em parceria com o Intelligent Energy Europe Programme (IEE), da União Européia.

O programa já é oferecido em 27 países e abrange quase todas as questões relevantes situadas na área de energia, que de uma forma ou de outra afetam as empresas. Além do reconhecimento brasileiro, os certificados também são reconhecidos pela União Européia.

Energy concept

O curso utiliza o ‘energy concept’ , que garante a prática imediata dos conhecimentos adquiridos no treinamento. Através desta ferramenta um projeto concreto para a empresa já se inicia durante o período de aprendizagem. Este projeto prático é trabalhado utilizando o conteúdo estudado nos módulos/seminários: análise, possibilidades de otimização e cálculo de economia.
O ‘energy concept’ demonstra grande potencial de redução de consumo de energia. Se a empresa compromete-se com as medidas de otimização sugeridas, uma considerável redução de custos, muitas vezes que ultrapassa claramente o custo do investimento do treinamento, pode ser alcançado. A metodologia do ‘energy concept’ garante um rápido retorno no aprendizado, ação visível e o retorno do investimento correspondente. O trabalho final do treinamento é a apresentação do ‘energy concept‘ concluído.

PÚBLICO ALVO
Graduados na área de Engenharia, Economistas e Executivos com interesse na área de produção, distribuição, controle e consumo de energia elétrica, visando sua utilização eficiente e com qualidade.

•Graduados em engenharia, economia ou em áreas técnicas correlatas;
•Conhecimentos básicos em tecnologias / produção / processos da área energética;
•Cargo de gerência ou direto acesso aos tomadores de decisão;
•Possuir competência de decisão (no âmbito das suas tarefas e orçamentos);
•Experiência profissional na área.

Início do curso: 06 de março de 2015.

Investimento: 18 parcelas de  R$ 1.250,00 reais. Descontos de 10% estendidos a entidades parceiras que fazem parte do CAD, aos profissionais das empresas associadas a Câmara Brasil Alemanha e aos associados do SEESP. Também haverá 10% de desconto para pagamento em dia. Os descontos não são acumulativos.

Horários das aulas: quinzenalmente, às sextas-feiras das 19h às 23h e aos sábados das 8h às 17h.

Mais informações: +55 (11) 3254.6874 ou pos@isitec.edu.br