Bom Dia Brasil: profissões do futuro

O ISITEC e o curso de Engenharia de Inovação foram destaque na matéria do Bom Dia Brasil na TV Globo sobre a Expo CIEE e as profissões do futuro.

 

Clique aqui e assista à matéria.

 

O emprego do futuro: quais as profissões que vão estar em alta nos próximos anos? O Bom Dia Brasil foi procurar a resposta em uma feira em São Paulo.

Para começar, a boa notícia é que o número de vagas para estágio aumentou. São dez mil vagas em todo o país. Agora no meio do ano tem estagiário deixando as empresas e outros sendo contratados.

Para quem ainda está na fase da escolha do curso e está na dúvida, veja quais as áreas mais promissoras, com emprego garantido e bons salários.

O aparelho é antigo e ainda mexe com as reações de quem está pensando em como conquistar o futuro.
“Ainda não escolhi, estou fazendo técnico em segurança no trabalho, mas estou em dúvida entre engenharia civil e meio ambiente, estou meio confusa”, diz uma jovem.

A dúvida é muito frequente entre os jovens. “É muitas áreas em que se trabalha. Ainda não tenho informação suficiente”, diz outro jovem.
Conquistar esse jovem e transformá-lo num profissional do futuro é uma preocupação das faculdades. Algumas já até criaram cursos novos para seduzir os jovens e atrair o mercado.

Em São Paulo, surgiu esse ano uma nova faculdade de engenharia: a engenharia da inovação. “Chip no cérebro para aumentar a memória é loucura hoje? Eu não sei, daqui cinco, 10 anos. Nanomedicina é tecnologia que vai surgir e tem que ter profissional. Ele está capacitado hoje? Não. Ele tem que ser capaz de continuar aprendendo e vai desenvolver o que for necessário no futuro”, diz o diretor do Instituto de Inovação e Tecnologia de SP, José Marques Povoa.

João Márcio foi de Rondônia para São Paulo para fazer o curso. “Depois do término da faculdade eu quero trabalhar na área de automação de carros, essas coisas, uma empresa grande”, diz.

O que ele quer é muito procurado pelas indústrias. O professor Vagner Rossini diz que quem entende de robótica tem vaga garantida nas empresas. “Sempre vem vaga de estágio na área de indústria buscando um profissional que já tem tendência para área de robótica. Eu tenho alunos formados que a maioria já sai empregado”, ressalta.

Agora quais são as áreas mais promissoras e quais são a profissões do futuro? Nesta feira do estudante há algumas respostas, e elas foram motivadas por um critério fundamental: a necessidade do mercado.

O número de vagas de estágio aumentou 5,3% no primeiro trimestre desse ano em relação ao mesmo período do ano passado. Hoje, das 10 mil vagas de estágio em todo o país, as que oferecem mais oportunidades são: administração, direito, engenharias, tecnologia de informação e comunicação social. Já entre as áreas promissoras estão petróleo, energia, saúde e agronegócio.

Agora, como se tornar um bom profissional do futuro? O segredo é não correr apenas atrás do dinheiro. “Ele tem que conhecer as habilidades que ele tem, as competências que ele tem e qual é a vocação. A partir do momento que ele descobre a sua vocação e desenvolve a atividade com muita paixão a boa remuneração vai ser a consequência”, afirma o superintendente do CIEE, Luiz Gustavo Coppola.
 

Fonte: G1 – Bom dia Brasil (http://glo.bo/1REMcF7)