Brasil e Alemanha lançam programação científica para 2013 e 2014

No lançamento de abertura do Ano Alemanha + Brasil 2013-2014, em junho último, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, lembrou que o Brasil é multirracial e multicultural, ressaltando que o país resulta de contribuições de natureza cultural, social e comportamental de vários povos, entre eles, os alemães, que têm contribuído em inúmeros campos, especialmente pelo apego ao trabalho e a valorização à educação. “Os alemães, com seu alto desenvolvimento, já nos ensinaram muito. Essa temporada da Alemanha no Brasil é algo que ajudará a engrandecer ainda mais a nossa nação e a enriquecer a nossa diversidade cultural”, disse.

O ministro ressaltou a “longa duração” da relação bilateral, citando como exemplo a assinatura, em 1996, acordo-quadro de cooperação em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. O presidente da República Federal da Alemanha, Joachim Gauck, disse estar impressionado com a firme disposição do Brasil em melhorar de forma duradoura a vida de milhões de pessoas.

Segundo ele, bons resultados serão alcançados. “O Brasil tem se mostrado um País disposto a inovar. Tenho visto pesquisadores brasileiros e alemães assumindo esse compromisso por um futuro melhor”, disse. “A humanidade avança de ano para ano e todos devem ter o direito de participar desse crescimento. Isso só será possível com transformações de grande porte de produtos de natureza tecnológica. Por essa razão, faz parte da nossa responsabilidade conjunta não apenas cooperar nas esferas política e econômica, mas também em tecnologia e ciência”.

Com o lema “Quando ideias se encontram, países se aproximam”, o Ano Alemanha + Brasil 2013-2014 busca ampliar e aprofundar as relações entre os dois países, principalmente em relação aos temas ciência, pesquisa e inovação. A programação completa e outras informações sobre Alemanha+Brasil podem ser encontradas neste link.

Fonte: MCTI