Energia Heliotérmica é tema de curso no ISITEC

Aulas serão ministradas por professor alemão, especialista nessa tecnologia. Ao final do curso os dois melhores alunos ganharão estágio com despesas pagas na Alemanha

O ISITEC está com inscrições abertas para o curso sobre a Energia Heliotérmica, que acontece a partir de agosto em São Paulo. O curso será dividido em duas disciplinas: a primeira destina-se a uniformizar conhecimentos científicos básicos necessários aos alunos e a segunda é sobre a tecnologia da energia Heliotérmica, também conhecida como Concentrating Solar Power (CSP).

A primeira parte do curso acontece de 22 de agosto a 19 de dezembro de 2015 e será dada por conceituados professores brasileiros. A segunda será ministrada por um professor alemão especialista entre os dias 15 e 19 de fevereiro de 2016. As aulas da segunda disciplina serão dadas em inglês, sem tradução simultânea.

Ao final do curso serão selecionados os dois melhores alunos para participar de um estágio na Alemanha com as despesas pagas.

Parceria Brasil e Alemanha
Esse curso faz parte de um programa de cooperação entre os dois países que tem a finalidade de para promover novas tecnologias. Em São Paulo o ISITEC conta com a parceria da Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ) e a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.

Corpo docente especializado
A primeira parte do curso será dada por professores brasileiros com vasta experiência de mercado e conhecimento amplo das tecnologias necessárias para o entendimento da Heliotérmica.

A segunda parte, que é a disciplina sobre Heliotérmica, será dada pelo professor doutor Mathias Hampel, da Universidade de Ciências Aplicadas de Kaiserslautern, na Alemanha em conjunto com o professor especialista brasiliero Márcio Takata. O professor foi consultor para o projeto Karoshoek Solar (usina CSP) na África do Sul de 2009-2015, desenvolveu trabalho teórico e prático em um dos principais centros para sistemas solares térmicos do mundo, e é especialista em usinas termo-solares (quatro anos de experiência profissional trabalhando como consultor).

Conteúdo das disciplinas

Disciplina de Nivelamento
Objetivo: Preparatório ao curso de Energia Heliotérmica (Concentrated Solar Power).
Resumo: Trata-se de uma série de conferências abordando em caráter de revisão tópicos importantes para o acompanhamento do curso CSP. Ele se iniciará com a exposição dos fundamentos da Termodinâmica Clássica (termometria, gases ideais, primeira e segunda leis) aplicados aos sistemas operando com o vapor d’água como substância de trabalho, fazendo uso extensivo das tabelas de vapor. Será dado em seguida destaque aos diversos ciclos em que trabalham os tipos mais comuns de máquinas a vapor. Tópicos complementares serão os processos da transmissão de calor, características da radiação solar e sua interação com a atmosfera, os espelhos parabólicos e alguns itens da engenharia elétrica (geradores, linhas de transmissão).

Disciplina de Energia Heliotérmica (Concentrated Solar Power).

Content of the Course:

  • Introduction
  • Basics of Solar Irradiation
  • Measuring Solar Irradiation
  • Principles of CSP Technology
  • Parabolic Trough Plants
  • Solar Tower Plants
  • Solar Dish Plants
  • Condenser Cooling
  • Site Evaluaton
  • Calculation of Electricity Generation Cost

O que é Energia Heliotérmica
Usinas heliotérmicas funcionam à base do sol e geram energia despachável – isto é, a geração estável de energia durante o dia e a noite. A tecnologia heliotérmica ainda é incipiente no Brasil. Como particularmente no Nordeste, região menos desenvolvida do país, mas com grande disponibilidade de sol, a heliotermia oferece grande potencial para o desenvolvimento econômico sustentável, o MCTI iniciou as primeiras atividades de pesquisa e desenvolvimento na área com uma plataforma experimental de 1MWel no Estado de Pernambuco.

Saiba mais sobre essa tecnologia acessando: energiaheliotermica.gov.br

 

Informações sobre o curso

Local: ISITEC – em São Paulo

Coordenador: Prof. Lineu Belico dos Reis

Datas: 
• Disciplina 1: Disciplina de nivelamento – de 22 de agosto a 19 de dezembro de 2015, quinzenalmente aos sábados (8h / sábado – nos primeiros 5 sábados e 5h no último).
Professor: Christovam Mendonça Filho e Márcio Takata

• Disciplina 2: Energia Heliotérmica – de 15 a 19 de fevereiro de 2016, (4h / dia – período da manhã, + 10 horas de exercícios extra-sala).
Professores: Matthias Hampel, Márcio Takata

Carga horária: 75 horas (Disciplina 1: 45h, Disciplina 2: 30h)
Investimento: R$ 2.000,00 (consulte parcelamentos e formas de pagamento)
Informações e inscrições: Tel.: 11 3254.6850 / e-mail: educont@isitec.edu.br