Engenheiros lançam manual sobre recursos hídricos

Em 1997, com a promulgação da Lei 9.433, que define a Política Nacional de Recursos Hídricos, as questões de planejamento e gerenciamento de recursos hídricos ganham substancial projeção no cenário nacional. Dentre as ferramentas previstas nessa lei, o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos tem como principal objetivo a coleta, a consistência e a disponibilização de informações sobre recursos hídricos no país. A obra ‘Geoprocessamento e recursos hídricos: aplicações práticas’, dos engenheiros Cláudio Bielenki Júnior e Ademir Paceli Barbassa, lançamento da EdUFSCar, vem preencher uma lacuna bibliográfica na área, constituindo-se como um manual prático no planejamento, gerenciamento, projeto e operação de sistemas para geração de energia elétrica, controle de enchentes, drenagem, abastecimento de água, controles de erosão e sedimentação e da poluição, irrigação, navegação e uso recreativo da água, entre outras aplicações diretas.

Reunindo áreas aparentemente distantes como as Engenharias Civil e Ambiental, com os aspectos relacionados à Hidrologia e aos Recursos Hídricos e à Geografia por meio do geoprocessamento, a obra apoia-se ainda no avanço da informatização e no aperfeiçoamento de técnicas e ferramentas computacionais para a captura, armazenamento e processamento de informações espaciais, como o uso do software SPRING (Sistema de Processamento de Informações Geográficas), para cálculo de parâmetros hidrológicos.

O livro contém informações bem ilustradas por diagramas, tabelas e imagens que vão do básico sobre o SPRING, como recursos de instalação e uso das barras iniciais (menu, status e ferramentas) até noções de cartografia que complementem a utilização do software e permitam sua aplicação prática. Acompanha o livro um CD com arquivos que permitem cálculos de parâmetros e a produção de mapas e gráficos de bacias hidrográficas, bem como um tutorial em vídeo sobre o uso do programa.

Destinado a profissionais de engenharia e de ciências ambientais, bem como a instituições públicas envolvidas na gestão de recursos hídricos, a obra contribui para a formação de recursos humanos preocupados com a preservação e gestão sustentável dos vastos recursos hídricos do país.

Sobre os autores

Cláudio Bielenki Júnior é engenheiro cartógrafo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), especialista em Geoprocessamento pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e mestre em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos (2008). Desde 2003 é especialista em Geoprocessamento da Agência Nacional de Águas em Brasília.

Ademir Paceli Barbassa é engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestre e doutor em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (1984 e 1991, respectivamente) e pós-doutorado pela Universidade do Colorado, EUA (2000). É professor da UFSCar.

Fonte: Pluricom – Comunicação Integrada