Formar cultura de inovação nas empresas de SP

A primeira reunião do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCT&I), de 2013, realizada no dia 7 de fevereiro, na sede do SEESP, discutiu a seguinte pauta: programa municipal de estímulo à inovação, realização de workshop sobre inovação tecnológica e desenvolvimento econômico e lei de internet pública. Coordenado pelo secretário-adjunto da Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo (Semte), José Alexandre Sanches, o encontro destacou a importância de criar uma cultura de inovação nas pequenas e médias empresas da cidade de São Paulo.

* Veja aqui as fotos desta reunião

Sanches apresentou um esboço do programa de estímulo à inovação, que terá como intuito geral proporcionar instrumentos e incentivos para o desenvolvimento das empresas instaladas no município, envolvendo a capacitação na elaboração de projetos e articulação dos principais atores da área, como CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fapesp (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia). Já os objetivos específicos serão: selecionar projetos inovativos com potencial de recebimento de apoio e estruturar ideias com potencial de serem transformadas em projetos.

Workshop e internet

O CMCT&I formou, ainda, um grupo técnico – com a participação de universidades, Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), centros de pesquisas e do Isitec (Instituto Superior de Inovação e Tecnologia) – que organizará a concepção do workshop “Inovação tecnológica e desenvolvimento econômico”.

No último item da pauta da reunião, Sanches informou que a discussão sobre a lei de internet pública, com a posse do prefeito Fernando Haddad, passou para a Secretaria Municipal de Serviços, que está responsável em apresentar um plano de internet para a cidade. “O prefeito quer requalificar os 350 telecentros da cidade e implantar internet pública em algumas regiões”, informa, observando que o Conselho solicitará o estabelecimento de um diálogo com o secretário Simão Pedro sobre o tema.

Participantes

Estiveram presentes à atividade: SEESP, Isitec, Instituto de Física da USP, Unesp-Bauru, Agência USP de Inovação, Instituto Butatã, APqC (Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo), Fiesp, Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), Crea-SP, FGV (Fundação Getúlio Vargas), Fapesp, Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras).

Calendário

As próximas reuniões do CMCT&I: 9 de abril, às 14h, no Instituto Butantã; 6 de junho, às 14h; 6 de agosto, às 9h; 10 de outubro, às 14h e 10 de dezembro, às 9h.

* Por Rosângela Ribeiro Gil/Imprensa – SEESP
* Foto: Beatriz Arruda