Fundacentro e Isitec assinam Protocolo de Intenções

No último dia 8 de dezembro, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e o Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec) assinaram Protocolo de Intenções cujo objetivo é unir as experiências das duas entidades para o desenvolvimento de ações que visam à inclusão da disciplina voltada à análise das condições e ambientes de trabalho nas atividades rurais, nos cursos de engenharia de segurança do trabalho.

Fundacentro Isitec 08DEZ2016 600

Dirigentes das duas entidades no ato da assinatura do protocolo. (Foto: Beatriz Arruda/SEESP)

Os presidentes Paulo Arsego, da Fundacentro, e Murilo Pinheiro, do SEESP, e o diretor da Instituto, Saulo Krichanã Rodrigues, mostraram-se entusiasmados com a assinatura do compromisso que fomentará estudos relacionados à segurança e saúde no trabalho (SST). “A parceria entre as duas instituições e outras que poderão surgir, são essenciais para agregar e difundir conhecimentos no que se refere à segurança e saúde do trabalhador e do meio ambiente”, frisou Arsego. Já Murilo comentou que a parceria entre as duas instituições será ampliada com novas propostas que possibilitem a fomentação de estudos voltados à SST. “Precisamos da Fundacentro para colaborar com o conhecimento e experiência para que possamos concretizar os cursos no Isitec”, destacou.

O diretor técnico da Fundacentro, Robson Spinelli, discorreu que a parceria entre as duas instituições que preconizam a difusão de conhecimento por meio de cursos, vai ao encontro da atuação da instituição. Informa que o Programa Pós–Graduação da Fundacentro, Mestrado Stricto Sensu “Trabalho, Saúde e Ambiente”, do qual o presidente Paulo Arsego é Reitor, e ele Pró-Reitor de Pesquisa, iniciou em 2011 e já está em sua sétima turma.

O pesquisador e engenheiro agrônomo da Fundacentro, Clóvis Eduardo Meirelles, juntamente com os engenheiros Antonio Octaviano e Denésio de Andrade Carvalho, será o gestor responsável por acompanhar, gerenciar e administrar a execução das ações estabelecidas no Protocolo de Intenções.
Meirelles comentou que a parceria é importante para formar profissionais que ministrarão aulas de engenharia voltada para área rural. “O material didático será disponibilizado pela Fundacentro que contêm em seu acervo uma gama de livros, vídeos e cartilhas específicos da área rural. Além disso, seminários serão realizados em sete munícipios da cidade de São Paulo”, informa o pesquisador.

Meirelles, chefe do Serviço de Apoio de Atividades Rurais, ressaltou que o curso proporcionará aos discentes uma visão ampla dos trabalhos rurais. “Pretendemos também aumentar a grade do curso de engenharia de segurança de 12 horas para 50 horas”, salienta o engenheiro agrônomo.

A celebração do Protocolo contou com a participação do vice-presidente do SEESP, Celso Atienza; do diretor de Extensão e Serviços de Consultoria do Isitec, Antonio Octaviano; do diretor administrativo-financeiro Fernando Palmezan Neto e do consultor de projetos, Denésio de Andrade Carvalho.

Fontes: Imprensa SEESP e Fundacentro