Isitec apoia projeto social

Projeto “Horta dedo de Deus” envolveu crianças do bairro da Bela Vista

O Projeto “Horta dedo de Deus”, iniciativa do ISITEC com apoio de empresas e agremiações estudantis, teve como objetivo fazer melhorias no canteiro de uma igreja tradicional, no centro velho de São Paulo, onde crianças entre seis e quinze anos recebem orientação diária. Além disso, a ideia era mostrar para as crianças que é possível implementar uma horta no Centro de São Paulo ou até nas paredes de suas casas. “Muitas crianças acham que alfaces, cenouras ou batatas, nascem no supermercado ou sacolão, é necessário mostrar e incentivar o plantio nas escolas e residências”, afirma Francisca Viana, do ISITEC, a idealizadora do projeto.

Na primeira parte do projeto, foram feitas melhorias no canteiro que não estava sendo utilizado. Foram feitas a limpeza da área, a retirada de plantas que poderiam ser aproveitadas, a retirada do mato, preparação e adubação da terra. Nessa fase também foram restauradas as paredes onde ficam os canteiros e providenciadas mudas e sementes para o plantio além de um minhocário. As crianças foram divididas em grupo e puderam vivenciar o plantio e o cuidado posterior que as plantas precisam.

Além do ISITEC, o projeto teve os seguintes apoios: Agrodier – doação de mudas de hortaliças; Atlética Fénix-FMU – “Trote Verde” – Alunos do Curso de Administração da FMU doaram terra adubada; Brasanitas – Nice, encarregada, e colaboradores auxiliaram na limpeza nos canteiros, hortas e vasos;Condomínio Independência – Coleta de garrafas pets; Depósito Campeão – Doação de cimento e tintas; Morada da Floresta – doação do Minhocário; Prof. José Francisco (Biólogo) – Palestra de como plantar as sementes e cuidar do minhocário para crianças do bairro; SEESP – Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo – Disponibilizou Pick Up para retirada de doações; Feltrin-RS – Doação de sementes de hortaliças; Sítio Taquarussu – Doação de palmeiras e outras mudas; Terra Viva – Doação de terra adubada.