ISITEC participará do VII Encontro Ambiental de São Paulo

O Eco-SP, que começa nesta quinta-feira em São Paulo, discutirá a relação da engenharia com o meio-ambiente

Começa nesta quinta-feira (23/4), às 9h, o VII Encontro Ambiental de São Paulo (VII EcoSP), no Novotel Center Norte, Capital paulista. A atividade, que terminará na sexta-feira (24), reunirá engenheiros, arquitetos, estudantes e representantes do setor privado e de Organizações não governamentais (ONGs). Promovido pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), a atividade consolida-se como importante fórum de debates sobre desenvolvimento sustentável.

* Confira aqui toda a programação do evento

A iniciativa integra o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” – lançado pela FNE em 2006 e atualizado em 2009, cuja plataforma pensada para o País defende a retomada do crescimento econômico com preservação do meio ambiente e inclusão social. “Nesta edição, queremos ampliar as discussões sobre os rumos da economia brasileira sem comprometer os recursos naturais para as gerações futuras. Desenvolver soluções para assegurar acesso a esses à grande maioria da população e, portanto, qualidade de vida é o desafio colocado aos engenheiros”, declara Murilo Celso Pinheiro, presidente da FNE e do SEESP.

A cada versão, o evento tem jogado luz sobre questões cruciais, tais como mudanças climáticas, saneamento básico, energias alternativas, recursos hídricos, política e tecnologias ao tratamento de rejeitos sólidos e efluentes.

Além de palestras e debates, o EcoSP traz a tradicional exposição de produtos reciclados e serviços que visam à preservação do meio ambiente, constituindo um espaço fundamental para a apresentação de boas práticas ambientais.

Para aprofundar as discussões sobre o tema, o EcoSP convidou especialistas de diversas instituições (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Instituto Superior de Inovação e Tecnologia – Isitec, Departamento de Águas e Energia Elétrica – Daee, Companhia de Gás de São Paulo – Comgás e Prefeitura de São Paulo). Entre os palestrantes confirmados estão o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim; o governador pelo Brasil no Conselho Mundial da Água, Newton Lima de Azevedo; e o Cônsul Geral Adjunto do Reino dos Países Baixos em São Paulo, Rogier van Tooren.

Sobre o EcoSP
Resultado do Eco Vale, realizado por quatro anos na cidade de Taubaté para discutir as questões ambientais da região do Vale do Paraíba, o EcoSP firma-se como importante fórum de debate na busca de soluções para uma sociedade sustentável e justa. O encontro, sem fins lucrativos, pretende também atuar fortemente na busca de soluções para a preservação do meio ambiente e a superação das desigualdades sociais no País, influenciando as políticas públicas por meio de parcerias, compartilhamento de ideias e iniciativas com outras organizações.

 

Fonte: Imprensa SEESP