Prefeitura de São Paulo lança política para apoiar startups de TI

Iniciativa Tech Sampa para estímulo à inovação e ao desenvolvimento de empresas recém-criadas de TI será apresentada em 29/08.

A Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), SP Negócios, e Instituto Talento Brasil, realizará na próxima sexta-feira, dia 29 de agosto, o fórum “Construindo Startups de Classe Mundial”, reunindo líderes de governo e empresários do setor de tecnologia.

Os palestrantes e convidados irão apresentar casos de sucesso e debater iniciativas e estruturas de apoio às empresas nascentes de base tecnológica, além do papel dos principais agentes incentivadores da inovação de capital empreendedor.
O fórum contará com a presença dos presidentes do BNDES, Luciano Coutinho, da Financiadora de Estudos e Projetos, Glauco Arbix, e de lideranças do setor de tecnologia como Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, Tallis Gomes, CEO da Easy Taxi, Sergio Paulo Gallindo, presidente da Brasscom, Flávio Balestrini, diretor de estratégias de mercado da Totvs, entre outros.

No evento, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico; Marcos Cruz; e o Secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, farão o lançamento da Política Municipal de Estímulo à Inovação e ao Desenvolvimento de Startups na cidade de São Paulo, a Tech Sampa.

O que é Tech Sampa

A Tech Sampa visa estimular a inovação e empreendedorismo tecnológico, apoiar a criação e o desenvolvimento de startups, nos diferentes estágios de crescimento. Tem o objetivo também de promover a competitividade e desenvolvimento sustentável de produtos e serviços de conteúdo tecnológico da cidade e consolidar o ecossistema de startups, atraindo e mantendo empresas recém-criadas com alto potencial de crescimento.

A política pretende ainda potencializar o ambiente de interação, troca e cooperação entre os diversos atores, conectando o ecossistema de startups local aos demais polos mundiais de tecnologia.

Para garantir o cumprimento dos objetivos, a Tech Sampa nasce com quatro programas específicos de fomento, comandados, de acordo com seus objetivos, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo ou pela Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico.
– O Programa para a Valorização de Iniciativas Tecnológicas – VAI TEC, irá apoiar financeiramente as projetos inovadores, especialmente aqueles ligados à área de Tecnologia da Informação e Comunicação, inclusive com bolsas.

– O Programa de Fomento e Pré-Aceleração de Startups, oferecerá apoio (financeiro, mentoria, infraestrutura) a Startups em estágio inicial. Em resumo, o Programa visa facilitar a transição de boas ideias em boas empresas.

– O Apoio a Aceleração de Startups, realizado em parceria com o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), é um conjunto de ações estratégicas que visam potencializar o crescimento de Startups que já passaram pelo estágio inicial de desenvolvimento. Este apoio visa acelerar o crescimento de empresas de inovação já formadas, por meio de captação de recursos, oferecimento de infraestrutura, etc. A parceria com o MCTI neste incentivo é mais um exemplo de cooperação entre entes públicos no sentido de otimização dos recursos e programas já existentes.

– O Programa de Apoio à Capitalização de Startups, compreenderá ações e parcerias voltadas a facilitar a obtenção de capital de risco junto a instituições financeiras públicas ou privadas, bancos de desenvolvimento, empresas públicas que promovem o desenvolvimento econômico e social, sociedades e fundos de financiamento e investimento específicos, bem como ações que visem aumentar a base de investidores-anjo na cidade de São Paulo.

Além disso, a Secretaria Municipal de Transportes continuará à frente do Laboratório de ITS (Sistemas Inteligentes de Transporte) e Padrões Abertos da Cidade de São Paulo, que busca fomentar a pesquisa e apoiar a criação de Startups e soluções voltadas para a melhoria da mobilidade urbana.

Fonte: Computerworld