Que 2014 inove seus caminhos!

Por Antônio Octaviano
Diretor-geral do ISITEC

Encerramos 2013 com conquistas fundamentais. Um agradecimento especial a cada uma das instituições e empresas parceiras; aos alunos e convidados de nossos eventos; às lideranças que comungam conosco o propósito educacional ISITEC; ao corpo docente e coordenadores de esmerada qualificação; aos funcionários em estado de ânimo e prontidão constantes; à Mantenedora e ao Conselho de Administração do Instituto. Essencial destacar que o projeto educacional ISITEC não existiria sem o apoio de cada um. Ótimas Festas e nosso muito obrigado!

No último semestre o trabalho e planejamento que trilhamos foram ratificados. O aval do MEC para o credenciamento do ISITEC como instituto de ensino superior, ocorrido em novembro último, confirma nosso direcionamento e sedimenta os pilares para que possamos lançar, no início de 2015, a primeira graduação em Engenharia de Inovação do Brasil.

Ela é fruto da visão ousada e inovadora para a engenharia nacional, que adquiriu desafios multidisciplinares no século XXI e que possui demandas por se reinventar, permanentemente – em conhecimentos, habilidades e atitudes, para além das competências técnicas.

O novo mercado de trabalho, que esboça a necessidade de pelo menos 95 mil novos profissionais por ano até 2020 (Ipea), clama por engenheiros que sejam capazes de gerar soluções arrojadas, agregadoras de valor e que sejam condutores de inovação – para atuar em indústria, serviço, consultoria, terceiro setor e em projetos de empreendedorismo.

Onde quer que haja um engenheiro, ele deverá estar apto a empregar um novo modo de pensar os problemas, entendendo o contexto no qual atua e agindo criativamente na gestão de processos e de equipes – aliando sólida formação básica, olhar sistêmico e sensibilidade de gestor.

A graduação em Engenharia de Inovação será, certamente, um divisor de águas para o setor no Brasil. Mas nem só no futuro estarão nossas ações. Já no limiar de 2014, o pilar da Educação Continuada do ISITEC – o ENGEPEC – abrirá suas atividades. Criado para instigar, apoiar e qualificar engenheiros e demais profissionais durante seus processos de evolução na carreira, o ENGEPEC trará programas de curta duração, extensão e pós-graduação – sendo ofertados em aulas abertas e/ou em modelos customizados para demandasincompany.

Os programas “Construção Civil e Sustentabilidade” e “Bridge to Business” foram selecionados para inaugurar o ENGEPEC em consonância com necessidades reais do mundo profissional – fortalecendo um dos radares do ISITEC: a empregabilidade de seus alunos e aplicabilidade de seus conhecimentos na vida profissional.

É ainda imperioso sublinhar algumas iniciativas de 2013. Discussões de suma importância no Junho da Inovação; assinatura de convênio com a Fundação Vanzolini; curso em parceria com a UNILINS; aproximação com universidades estaduais e federais de renome; realização de treinamentos para gestores municipais em iluminação pública; construção de uma rede de relacionamentos institucionais e colaborativos para o refinamento de nosso projeto.

Esforço em construir presente e futuro que apoiem a qualificação ainda maior do engenheiro, contribuindo para o atendimento das demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Inovação entendida como um rompimento criativo, que nos tira da inércia e nos lança além. O ISITEC é assim e trabalha nesse sentido. Que o ano de 2014 seja rico em aprendizados e conquistas.

Bom Ano Novo a todos! Que possamos estar juntos, abrindo novos caminhos!